Poder Legislativo de Santa Maria retoma os trabalhos na próxima semana, após o recesso de verão. A primeira sessão plenária ocorrerá na próxima terça-feira. Uma das novidades no retorno dos vereadores será que o governo Jorge Pozzobom (PSDB) terá um novo líder.
O vereador Alexandre Vargas (à esq.), do Republicanos, conversou com o prefeito, na quarta-feira, e comunicou que gostaria de priorizar seu mandato em 2022, já que, em 2021, esteve focado nos projetos e na defesa do Executivo.
-Tive um desgaste muito grande com três CPIs e um pedido de impeachment (do prefeito). Na realidade, não consegui cuidar do meu mandato no ano passado, somente das coisas do governo. E o prefeito entendeu - disse ele, sobre a demanda de trabalho em 2021.
Comitiva em Brasília não recebe notícias tão animadoras
Antes mesmo de o parlamentar comunicar sua decisão a Pozzobom, nos bastidores já havia especulações que o governo faria um revezamento entre os vereadores da base. O mais cotado para assumir a vaga é Givago Ribeiro (PSDB, à dir.), estreante no Legislativo, que teria manifestado interesse em assumir o papel. Entretanto, o prefeito frisou que o novo líder será definido junto com a base.
- Não tem nada definido. Eu não vou decidir o líder do governo sem conversar com todos os vereadores da base - afirmou Pozzobom.
Em encontro, tucanos pressionam Eduardo Leite para concorrer à reeleição
Com experiência de um mandato e um ano de presidência da Câmara, Alexandre Vargas desempenhou bem seu papel de porta-voz em um ano muito conturbado, não só pelas CPIs, mas de muito embate.
Se confirmado Givago na liderança, o tucano terá um desafio e tanto não só na defesa do Executivo e de seus projetos, mas de blindar o governo Pozzobom dos respingos de uma campanha a presidente e ao Palácio Piratini, em outubro, que promete ânimos à flor da pele.